Título: A educação ambiental na Reserva Natural da Serra da Malcata : o contributo da sensibilização/formação ambiental na conservação da natureza
Autor: Teixeira, Célia Maria Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Celestino António Morais de
Palavras-chave: Educação ambiental
Espécies ameaçadas
Conservação da natureza
Sensibilização ambiental
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: TEIXEIRA, Célia Maria Freitas (2002= - A educação ambiental na Reserva natural da Serra da Malcata : o contributo da sensibilização/ formação ambiental na conservação da natureza. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Este trabalho final de curso tem como objectivo principal elucidar a importância da sensibilização / formação ambiental na Conservação da Natureza, tendo para tal sido concebido e dinamizado um projecto nesta área. O mesmo intitulou-se “Morcego-Morcegão...Vamos Conhecer-te Então” e foi promovido na Reserva Natural da Serra da Malcata, durante o ano lectivo 2001 / 2002, direccionado para as escolas do pré-escolar e 1° Ciclo da área de abrangência da R.N.S.M., concretamente concelhos de Penamacor e Sabugal. A ideia de o vocacionar para a espécie morcego, surge um pouco do facto da mesma ser mal interpretada no seio da população escolar, havendo a noção de que não tem qualquer utilidade ao Homem e ao próprio espaço natural, ideia essa que o projecto em causa pretende atenuar caso não a consiga eliminar na sua globalidade. De um modo geral, pretende-se, com a realização do presente trabalho final de curso, a concepção, implementação e avaliação de um projecto de Educação Ambiental em tomo de espécies ameaçadas, caso particular do morcego. Com objectivo último, espera-se que a sua dinamização possa facultar meios, às crianças e respectivos educadores, de apreender, conhecer, analisar o seu ambiente, isto é, os elementos do seu meio natural.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23101TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2610
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23101.pdf851,04 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.