Título: Avaliação da produção em duas serrações do concelho de Sertã
Autor: Duarte, Alcina Maria da Ressurreição
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Serração
Pinheiro bravo
Madeira serrada
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: DUARTE, Alcina Maria da Ressurreição (2001) - Avaliação da produção em duas serrações do concelho da Sertã. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Neste estudo foram escolhidas duas serrações, uma delas destinada ao fabrico de madeira para palete e madeira para construção, a outra para além do fabrico destes produtos possui uma secção de carpintaria de componentes de pinho maciço. Foram designadas por empresa A e por empresa B respectivamente. Estudou-se a produção total das duas empresas no ano de 2000 e a produção de madeira serrada nos meses de Março, Junho. Setembro e Dezembro do mesmo ano. As empresas em estudo incluem-se no grupo das médias e grandes serrações com produção acima dos 500 m3/ano e que são as responsáveis pela maior parte da produção desta indústria (56.7 % da produção). A par do estudo dos valores de produção analisou-se também o processo fabril das duas empresas e a forma como tem evoluído. A partir da análise dos dados foi possível concluir que na empresa A há um melhor aproveitamento da matéria-prima utilizada comparativamente à empresa B. A explicação plausível será o facto de na empresa B se fabricarem também produtos de maior valor acrescentado, ao contrário da empresa A, cuja produção incide basicamente em produtos de baixo valor acrescentado, daí o maior investimento realizado na optimização do uso da matéria-prima disponível.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22683TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2609
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22683.pdf979,54 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.