Avaliação da produção em duas serrações do concelho de Sertã
Date
2001
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
Neste estudo foram escolhidas duas serrações, uma delas destinada ao fabrico de madeira para palete e madeira para construção, a outra para além do fabrico destes produtos possui uma secção de carpintaria de componentes de pinho maciço. Foram designadas por empresa A e por empresa B respectivamente.
Estudou-se a produção total das duas empresas no ano de 2000 e a produção de madeira serrada nos meses de Março, Junho. Setembro e Dezembro do mesmo ano.
As empresas em estudo incluem-se no grupo das médias e grandes serrações com produção acima dos 500 m3/ano e que são as responsáveis pela maior parte da produção desta indústria (56.7 % da produção).
A par do estudo dos valores de produção analisou-se também o processo fabril das duas empresas e a forma como tem evoluído.
A partir da análise dos dados foi possível concluir que na empresa A há um melhor aproveitamento da matéria-prima utilizada comparativamente à empresa B.
A explicação plausível será o facto de na empresa B se fabricarem também produtos de maior valor acrescentado, ao contrário da empresa A, cuja produção incide basicamente em produtos de baixo valor acrescentado, daí o maior investimento realizado na optimização do uso da matéria-prima disponível.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22683TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22683TFCPF.
Keywords
Serração, Pinheiro bravo, Madeira serrada
Citation
DUARTE, Alcina Maria da Ressurreição (2001) - Avaliação da produção em duas serrações do concelho da Sertã. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.