Título: Avaliação de recursos florestais
Autor: Henriques, Henrique António Ferreira Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Palavras-chave: Inventário florestal
Gestão de florestas
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: HENRIQUES, Henrique António Ferreira Pereira (2001) - Avaliação de recursos florestais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito da 3ª Revisão do Inventário Florestal Nacional, tendo sido seleccionadas 29 parcelas de Inventário Florestal correspondentes aos estratos de pinheiro bravo puro e mistos dominantes da mesma espécie, situados nos Concelhos de Ourém, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei e Mação. Após recolha dos dados dendrométricos dessas parcelas foi realizada a avaliação de volumes segundo dois métodos. Utilizando alturas estimadas a partir de curvas hipsométrica e a equação de volume do IFN para a espécie e árvore individual. Utilizando o método de Daudt Modificado. No primeiro caso foram ajustadas curvas hipsométricas utilizando as árvores amostra das parcelas do Concelho de Ourém e utilizando todas as árvores amostra das 29 parcelas dos quatro Concelhos. Posteriormente foram comparados os valores de volumes obtidos utilizando cada uma das curvas hipsométricas. No segundo caso, Método de Draudt Modificado que estima volume por hectare com base na altura formal e área basal das parcelas., foi comparado com o método que utiliza as alturas estimadas a partir de curvas hipsométricas. Foram ainda avaliadas às áreas de pinheiro bravo puro, e mistos dominantes de pinheiro bravo para o concelho de Vila de Rei com base em ortofotomapas digitais da cobertura aéro-fotográfico infravermelho falsa cor, à escala 1:40.000, efectuada em 1995 para todo o território nacional e procedendo à digitalização sobre “monitor” em sistema de informação geográfico (“Arc View’ versão.3.1) que permite o cálculo automático de áreas. Os valores obtidos foram comparados com os resultantes da avaliação de áreas efectuada pelo método da grelha de pontos utilizada na 3a Revisão do Inventario Florestal Nacional que teve como base de trabalho a mesma cobertura aéreo- fotográfica
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22242TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2608
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22242.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.