Título: Produtividade de uma mesa processadora (HYPRO 450) na exploração de povoamentos de Eucalyptus globulus L.
Autor: Batata, João Carlos Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Arneiro, Luís Manuel Dias
Pereira, Fernando Manuel Leite
Palavras-chave: Eucalyptus globulus
Processador
Tempos de trabalho
Planeamento
Produtividade
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: BATATA, João Carlos Rodrigues (2002) - Produtividade de uma mesa processadora (HYPRO 450) na exploração de povoamentos de Eucalyptus globulus L. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Para as empresas que se dedicam à exploração dos recursos florestais torna-se bastante importante ter um conhecimento adequado do desempenho com que os operadores executam as tarefas, bem como da forma de utilização dos equipamentos. Este trabalho consistiu no estudo de tempos de trabalho com o objectivo dc estudar a produtividade de uma mesa processadora HYPRO 450 em quatro povoamentos de Eucalyptus globulus Labill, com características um pouco distintas. O método utilizado para a realização deste estudo foi através da cronometragem dos tempos observados na realização das tarefas. Na elaboração deste trabalho foi possível verificar que este processador apresenta melhores produtividades em terrenos com declives mais planos, em povoamentos de maiores dimensões, com um espaçamento entre árvores mais reduzido, com uma altura média das árvores entre 20 e os 25 m e árvores com fustes bem formados. A realização destes trabalhos assume uma extrema importância, pois além de nos darem indicações sobre a produtividade dos equipamentos e operadores, podem servir de base no planeamento e utilização adequada dos recursos disponíveis.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23423TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2607
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23423.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.