Título: Secagem industrial da madeira : variáveis que a influenciam
Autor: Oliveira, Lígia Sofia Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Secagem industrial
Ciclos de secagem
Sondas
Secador
Madeira
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: OLIVEIRA, Lígia Sofia Marques (2002) - Secagem industrial da madeira : variáveis que a influenciam. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O estágio foi realizado numa Empresa de Importação e Exportação de Madeiras Exóticas, tendo como objectivo o acompanhamento de ciclos de secagem industrial em diversas espécies de madeiras. A empresa possui três secadores nos quais foram efectuados três ciclos de secagem para cada secador. Os ciclos foram acompanhados diariamente, através de registos feitos em fichas de controlo de secagem. Procedeu-se à verificação de sondas através do método Gravimétrico, em que o objectivo final foi a determinação da humidade contida nas amostras através da perda de massa por secagem em estufa. Posteriormente, efectuou-se a análise dos ciclos de secagem e ao tratamento estatístico, relativamente à posição dos malotes de madeira dentro do secador e à posição em altura. Foram detectados algumas falhas no acompanhamento da secagem, nomeadamente no controle da temperatura e humidade dentro do secador. Quanto à verificação das sondas, detectou-se que algumas delas deveriam ser calibradas. No que diz respeito ao tratamento estatístico, não se verificaram diferenças significativas em relação à posição em altura dos malotes de madeira, mas sim em relação á posição dos malotes dentro do secador.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23430TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2606
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23430.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.