Título: Avaliação de uma plantação de espécies ripícolas no rio Henares
Autor: Freitas, Maria Manuela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Martínez, Teodora
Alexandre, Lília João Talhinhas
Palavras-chave: Vegetação ripícola
Restauração
Conservação
Biomassa
CO2
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: FREITAS, maria Manuela da Silva (2002) - Avaliação de uma plantação de espécies ripícolas no rio Henares. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Este trabalho está integrado no projecto de investigação - “Los Bosques Riparios y el Cambio Climático: Papel de la Vegetación y el Suelo de Áreas Reforestadas en las Riberas del Henares como Sumideros de carbono”, a decorrer no Instituto Madrileño de Investigación Agraria y Alimentaria (IMIA), o qual tem por objectivo principal a quantificação e avaliação do carbono acumulado nos recursos lenhosos. herbáceos e no solo, em distintas zonas ripícolas dos bosques da galeria do rio Henares, situado na cidade de Alcalá de Henares - Madrid (Espanha). Considerando a importância da conservação dos sistemas ripícolas e o seu estado de degradação actual, é necessário avaliar o seu desenvolvimento e capacidade de adaptação das espécies aí presentes, nomeadamente através do seu incremento em biomassa, desde o momento da sua plantação. Foi nesta perspectiva que este trabalho se desenvolveu, avaliando-se uma plantação, com 3 anos, constituída pelas espécies ripícolas: Populus alba L., Fraxinus angustifólia Vahl., Crataegus monogyna Jacq., Tamarix gálica L. e Prunus spinosa L.. Foram analisados diversos parâmetros dendrométricos (altura total, diâmetros de copa máximo e mínimo, altura do primeiro ramo, diâmetro da base e diâmetro à altura do peito), de modo a avaliar a evolução e sucesso desta plantação, realizada com o objectivo concreto de restauração de uma zona de ribeira. Todavia, este tipo de bosques surge com uma nova função relativamente às exigências actuais, nomeadamente no combate ao aquecimento global e ao efeito de estufa, resultantes do aumento da concentração de CO2 atmosférico, já que este bosque é constituído, em grande parte, por espécies de rápido crescimento, poderá significar um instrumento valioso na atenuação desta problemática actual. Após a obtenção da biomassa existente na parcela, será estimada a quantidade de carbono atmosférico potencialmente captado.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23422TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2602
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23422.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.