Título: Avaliação de um sistema de rega subterrâneo
Autor: Pereira, Manuel António Vilela Fraga Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Frazão, Francisco de Noronha Galvão Franco
Palavras-chave: Irrigação
Vinha
Data: 2006
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Manuel António Vilela Fraga Lopes (2006) - Avaliação de um sistema de rega subterrâneo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: A realização deste estágio tem como principal objectivo a avaliação e estudo de um sistema de rega subterrâneo em vinha e propor alternativas e possíveis melhorias a esse sistema, já implantado na quinta na região de Cabeceiras de Basto. A quinta é dividida por três grandes partes, St. Antonino, Lamelas e Barrosão, sendo estas divididas em socalcos. A vinha apresenta um compasso 3x3 e o sistema de rega também, mas iniciando 40 cm antes da linha, pois assim aproveita-se o facto de a inclinação arrastar o movimento das águas para as raízes. Esta Quinta situa-se na freguesia de Alvite, concelho de Cabeceiras de Basto, está identificada desde o século XII, sendo um couto de honra, o que significava ter direitos de cobrança de impostos, lei própria e poder ter homens armados. A referida quinta está na família Meirelles desde o início da nacionalidade e é constituída no seu núcleo central por cerca de 22ha, sendo distribuídos em 15 lia de vinha e o restante em área social e matas. A partir de 1992, sofreu uma grande reestruturação agrícola, com a passagem do sistema de parceria para uma empresa agrícola a “Sociedade Agrícola Casa Meirelles”. A vinha nova foi plantada entre os anos de 1993 e 1996, e actualmente comercializa os seus vinhos por via da empresa Garantia das Quintas Sociedade Agrícola e Comercial Lda., de que é sócia.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25334TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2597
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25334.pdf967,16 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.