Título: Densidade e distribuição populacional do escaravelho japonês (Popillia japonica Newman) na Ilha do Faial - Açores
Autor: Agrela, Lucília Maria Caldeira de
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Vieira, Tieres
Palavras-chave: Escaravelho japonês
Popillia japonica
Armadilhas Ellisco
Ilha do Faial
Data: 2005
Editora: IPCB. ESA
Citação: AGRELA, Lucília Maria Caldeira de (2005) - Densidade e distribuição populacional do escaravelho japonês (Popilla japonica Newman) na Ilha do Faial - Açores. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: O escaravelho japonês foi encontrado pela primeira vez na ilha do Faial em Agosto de 1996. Desde então, várias foram as práticas com vista à zonagem e o combate deste, com o objectivo de controlar a sua disseminação. Durante alguns anos aplicou-se luta química e luta biológica, sendo este tipo de lutas dispendiosas e não muito eficazes, pois a praga continuava a expandir-se cada vez mais de ano para ano. A prospecção da Popillia japonica na ilha do Faial teve como objectivo avaliar a densidade e distribuição populacional da praga. Para atingir os objectivos propostos foram instaladas em toda a ilha 54 armadilhas de captura do tipo ELLISCO com atractivo floral numa malha de 2x2 km, tendo a ilha 173,1 km2. Foram efectuadas leituras e registos semanais das capturas com as respectivas trocas de atractivos de seis em seis semanas. Os dados obtidos foram comparados com os do ano 2004, pois a distribuição e número de armadilhas foi a mesma para o ano 2005. Assim faz-se uma breve análise sobre a actual situação da Popillia japonica Newman na ilha do Faial e apresentam-se graficamente os resultados das capturas semanais no período de Maio até à primeira semana de Outubro.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25146TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2593
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25146.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.