Título: Produção de um vinho base para um espumante tinto a partir da casta Jaen, na Cova da Beira
Autor: Rodrigues, Nuno Alexandre Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Galvão, Nuno
Palavras-chave: Maturação
Método tradicional (Champanhês)
Vindima
Correcções
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: RODRIGUES, Nuno Alexandre Vieira (2004) - Produção de um vinho base para um espumante tinto a partir da casta Jaen, na Cova da Beira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Adega Cooperativa da Covilhã na época da vindima de 2001. O principal objectivo era analisar as potencialidades da região da Cova da Beira para a produção de um espumante tinto, produzido a partir da casta Jaen. Foi efectuado o acompanhamento da maturação, bem como todas as operações de vinificação do vinho base, que iria posteriormente dar origem ao espumante pelo método tradicional (champanhês). Este acompanhamento iniciou-se na maturação das uvas, durante a maturação das uvas efectuaram-se determinações de % de açúcares e acidez para indicar o início da vindima, seguiu-se o processo da vindima e o controlo da qualidade das uvas entregues na adega e finalmente o processo de vinificação. Durante a vinificação seguiram-se as diversas operações bem como as correcções e respectivo controlo analítico (pH, densidade, álcool, acidez total e volátil). Os resultados e processos são comparados com os considerados ideais para a elaboração de um espumante (champanhe). Os resultados obtidos pelo vinho base da casta Jaen foram positivos, podendo concluir-se que a região da Cova da Beira revela à partida aptidão para a produção de espumante tinto.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24883TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2592
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24883.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.