Título: Estrutura funcional de uma associação de produtores : caso da APPIZÊZERE : análise crítica
Autor: Molongonga, Cipriano Avelino
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Almeida, Celestino António Morais de
Palavras-chave: Associativismo
Protecção integrada
Produção integrada
Região do Zêzere
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: MOLONGONGA, Cipriano Avelino (2004) - estrutura funcional de um associação de produtores : caso da APIZÊZERE : análise crítica. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Este trabalho foi realizado no concelho do Fundão e descreve a estrutura funcional de uma associação de produtores, caso concreto da APPIZÊZERE «Associação de produção e protecção integrada do ZÊZERE». Pretende-se avaliar a organização, estrutura, planeamento e gestão da Associação. Este trabalho também trata da estrutura organizativa da «APPIZÊZERE», em termos de associados, de corpos sociais e como técnico, verificando para este tipo de organização os requisitos obrigatórios para dar resposta às necessidades legais e funcionais. Por outro lado faz-se o enquadramento jurídico, área de intervenção, tipologia dos associados, estrutura Directiva, infra-estruturas e equipamentos. A Associação congregando actualmente 349 associados e prestando assistência técnica em 2336 ha, de: pomóideas, prunóideas, vinha e olival, necessita de 8 técnicos em regime de exclusividade e 2 administrativos. A avaliação global da Associação indica que esta tem correspondido aos desafios genéricos no âmbito da protecção e produção integradas e que o seu surgimento foi de encontro às necessidades reais da região, manifestada pela aderência em termos de área e associados.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24326TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2590
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24326.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.