Título: Adaptação e produção de 12 variedades de batatas (Solanum tuberosum, L.) no distrito da Guarda
Autor: Delgado, Sónia Possidónio Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Sequeira, Pedro de Jesus
Milheiro, João Pedro
Belchior, Almerinda
Palavras-chave: Batata
Variedade
Tubérculo
Produtividade
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: DELGADO, Sónia Possidónia Cunha (2003) - Adaptação e produção de 12 variedades de batatas (Solanum tuberosum, L.) no distrito da Guarda. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: O presente trabalho consistiu em avaliar a adaptação e a produtividade de 12 variedades de batata (Solanum tuberosum L.) no campo de demonstração da Quinta das Relvas, Distrito da Guarda. As variedades utilizadas foram: Aladin, Almera, Amorosa, Désireé, Fontane, Konsul, Monalisa, Murato, Picasso, Provento, Raja e Roko. Os tubérculos foram sujeitos a um pré-abrolhamento, preparados um dia antes da plantação e seleccionados os que apresentavam melhor estado fisiológico e sanitário. Para cada uma das variedades registou-se a data de emergência média, observou-se e classificou-se a regularidade de emergência, o estado vegetativo e a homogeneidade das plantas. Determinou-se para cada variedade a altura média das plantas e o número de caules principais e a respectiva produção. Registou-se igualmente a data de floração considerando toda a área de plantação. Os resultados indicam que a variedade Murato foi a mais produtiva, com cerca dc 60 ton/ha e as variedades menos produtivas foram a Roko e a Picasso com menos de 40 ton/ha.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24318TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2589
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24318.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.