Título: O posicionamento da indústria extractiva de azeite da Beira Interior face à evolução da legislação aplicável
Autor: Saraiva, José Manuel Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Celestino António Morais de
Palavras-chave: Azeite
Produção
Legislação
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: SARAIVA, José Manuel Monteiro (2003) - O posicionamento da indústria extrativa de azeite da Beira Interior face à evolução da legislação aplicável. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Uma ideia chave perpassou o século XX sempre que se pretendia caracterizar o sector da extracção de azeite: que o mesmo era constituído por um parque industrial extremamente pulverizado em grande número de pequenas unidades, dispersas por todo o país. Contudo, nos últimos anos, tem-se verificado uma acentuada redução no número destas unidades, pelo que, aquela caracterização começa a deixar de fazer sentido. As eventuais dificuldades que o sector vem atravessando, são frequentemente imputadas à legislação surgida nos últimos anos. Assim, procurámos aquilatar acerca da influência exercida pela legislação no sector, na Beira Interior. Para tal, foram efectuados dois tipos de inquéritos; um junto dos responsáveis pelos lagares em funcionamento e outro aos lagares que indiciam terem abandonado a actividade definitivamente. Apesar da totalidade dos inquiridos que abandonaram a actividade terem referido que o haviam feito devido à impossibilidade de cumprirem com a legislação, a esmagadora maioria considerou também, que não foram efectuadas diligências por forma a tornear as imposições legislativas por razões de ordem económica. As imposições emanadas do normativo vigente constituem a causa imediata para o encerramento, as razões efectivas terão que ser encontradas num cenário de decadência estrutural e económica que muitos lagares vinham apresentando.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24312TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2586
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24312.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.