Título: Análise de algumas variedades de batata e influência da fertilização
Autor: Fidalgo, David José Anselmo
metadata.dc.contributor.advisor: Peças, Luís Filipe Ribeiro Ponte Velez
Correia, José Júlio Cunha
Palavras-chave: Batata
Fertilização
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: FIDALGO, David José Anselmo (2003) - Análise de algumas variedades de batata e influência na fertilização. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: A batata é um dos produtos mais apreciados a nível mundial. Portugal tem uma das taxas de consumo mais elevadas na Europa. Esta cultura que outrora era cultivada para autoconsumo, tem agora uma grande procura, quer para consumo em fresco quer para uso industrial. Foi a pensar nestes factos que foi realizado este projecto. Este trabalho de fim de curso apresenta uma monografia sobre a cultura da batata. Neste são apresentados os mais diversos aspectos relativos a esta cultura, origem, botânica, fisiologia, doenças e pragas, métodos de luta e a sua importância na alimentação. É ainda dado especial relevo a todos os aspectos relacionados com a fertilização, uma vez que esta cultura é muito dependente de uma boa fertilização azotada. As práticas culturais e os factores edafo-climáticos têm também a sua quota de importância na cultura da batata e são analisados ao longo do trabalho. Por fim, são apresentados e analisados os resultados obtidos em dois ensaios, um de variedades e um outro de fertilização. No primeiro, são analisadas diversas variedades para se concluir a viabilidade para fritura integração no circuito comercial. No ensaio de fertilização é analisada a influência do azoto e do potássio no rendimento da cultura. São desta forma analisados todos os aspectos relevantes para a cultura da batata, visando principalmente o seu rendimento comercial.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24191TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2585
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24191.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.