Título: Estudo da espécie A. lineatella em prunóides na Beira Interior
Autor: Reis, Carla Isabel Chasqueira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Filipe, Maria da Nazaré Corral Oliveira
Palavras-chave: Anarsia lineatella
Beira Interior
Pessegueiro
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: REIS, Carla Isabel Chasqueira dos (2001) - Estudo da espécie A. lineatella em prunóides na Beira Interior. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Neste trabalho, procedeu-se ao estudo e avaliação dos danos que a espécie Anarsia lineatella pode causar, nos pessegueiros (Prunus persica), na região da Cova da Beira. O presente estudo, foi efectuado principalmente sobre os pêssegos das variedades tardias Merrill Sundance, Merrill Carnival e Merrill Halloween, em três explorações agrícolas em Protecção Integrada, localizadas em lados opostos da Serra da Gardunha, nomeadamente nos concelhos do Fundão e da Covilhã. Os resultados apresentados foram obtidos através de uma observação visual de uma amostra de mil frutos de cada parcela estudada e, através da colocação de armadilha sexuais em cada uma das parcelas, acompanhando todo o ciclo biológico da espécie referenciada. Este último aspecto permitiu-nos, não só efectuar as respectivas curvas de voo, como também visualizar a melhor altura de aplicação de um tratamento fitossanitário, tendo em atenção o nível económico de ataque da Anarsia lineatella. Deste modo, concluímos que, resta região de clima específico a Anarsia lineatella, ao longo do seu ciclo biológico, pode apresentar 2 a 3 gerações anuais apresentando, a primeira, o seu máximo de presença de adultos em meados de Maio e, a última geração, nos finais de Agosto início de Setembro.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22691TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2584
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22691.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.