Título: Medidas de prevenção a fogos florestais no concelho de Proença-a-Nova
Autor: Farinha, Daniel Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Causas evitáveis
Incêndios florestais
Prevenção
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: FARINHA, Daniel Lourenço (2002) - Medidas de prevenção a fogos florestais no concelho de Proença-a-Nova. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: A defesa contra incêndios florestais começa com um conjunto de medidas que pretendem evitar que ocorra o sinistro e que constituem o que se denomina “Prevenção” A prevenção de incêndios florestais visa impedir que se originem os fogos devidos a causas evitáveis, envolvendo dois níveis de actividades: - A primeira, relacionada com o comportamento do homem, procurando através da comunicação, da educação ambiental e da utilização de acções fiscalizadoras, impedir que o incêndio ocorra. - A segunda, utilizando técnicas de redução de material combustível, a fim de dificultar ou impedir a propagação dos incêndios. O primeiro passo de prevenção é proceder ao adequado conhecimento da área que se deseja proteger. Para tanto, a utilização de informações existentes como plantas topográficas, mapas, dados climatológicos, ocorrências de incêndios florestais em anos anteriores, existência de caminhos/acessos e aceiros é fundamental para iniciará implantação do plano de prevenção. Aspectos considerados de interesse: - caminhos e vias de acesso - cobertura vegetal - topografia - cursos de água, reservatórios - aceiros - locais de incêndios anteriores. As informações cartográficas deverão ser complementadas com dados florestais e climáticos da região, época crítica de incêndios, ocorrências de incêndios anteriores, existência de recursos humanos e materiais disponíveis para acções de prevenção e combate.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23300TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2583
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23300.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.