Título: Proposta de alargamento da zona geográfica de Denominação de Origem Protegida "Castanha dos Soutos da Lapa"
Autor: Figueiredo, António César Valente
Palavras-chave: Castanha Souto da Lapa
Mêda
Produtos tradicionais
Certificação de castanha
Data: 2010
Editora: IPCB. ESA
Citação: FIGUEIREDO, António César Valente (2010) - Proposta de alargamento da zona geográfico de Denominação de Origem Protegida "Castanha dos Soutos da Lapa". Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola.
Resumo: A castanha é um dos produtos da agricultura portuguesa que apresenta bastante facilidade de comercialização para o exterior. Com tal contribui significativamente para o saldo da nossa balança comercial. A certificação da castanha com base na menção europeia de Denominação de Origem Protegia (DOP), constitui um excelente argumento de vendas tanto no mercado europeu como noutros mercados, dada a grande divulgação e reconhecimento desta menção. Assim, o alargamento de uma área geográfica significa obrigatoriamente o aumento do número de explorações abrangidas, maiores quantidades de produto passível de ser certificado e, consequentemente, maiores dividendos para os agricultores e para o país. O presente estudo dedica-se à fundamentação e elaboração de uma proposta para o alargamento da área geográfica do produto Castanha dos Soutos da Lapa - DOP. Como resultado concluiu-se que existem sete freguesias do concelho de Mêda que apresentam condições de vir a ser incluídas na área geográfica da denominação “Castanha dos Soutos da Lapa”. A informação compilada permitira a redacção de uma proposta a ser apresentada às entidades oficiais que detêm a responsabilidade da gestão do processo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26841TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2579
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26841.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.