Título: Estudo dos bichados da castanha em dois concelhos da DOP Souto da Lapa : Penedono e Sernancelhe
Autor: Goulão, Célia Maria Pedro
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Marinho, Eugénia
Palavras-chave: Castanea sativa
Castanheiro
Cydia splendana
Cydia fangiglandana
Bichados da castanha
Curculio elephans
Gorgulho da castanha
Intensidade de ataque
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: GOULÃO, Célia Maria Pedro (2208) - Estudo dos bichados da castanha em dois concelhos da DOP Souto da Lapa : Penedono e Sernancelhe. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola.
Resumo: O presente trabalho foi realizado em três soutos distintos, dois pertencentes ao Concelho de Penedono e o outro ao Concelho de S. João da Pesqueira, no ano de 2005, que se intitula “Estudo dos bichados da castanha em dois Concelhos da DOP Soutos da Lapa: “Penedono e Sernancelhe”. Com a realização deste trabalho, pretendeu-se identificar as espécies de bichados: Cydia splendana e Cydia fangiglandana que causam estragos directos no castanheiro, Castanea sativa. Caracterizou-se o comportamento destas populações através das curvas de voo destes insectos, com a captura de machos adultos em armadilhas com feromonas sexuais. Relativamente ao gorgulho, Curculio elephans só na fase da colheita, foi possível através da observação visual da castanha, quais os estragos que provocaram. Através da técnica das pancadas também tive uma percepção da fauna auxiliar existente, os resultados foram favoráveis, dado que a quantidade de exemplares recolhidas foi satisfatório, verificou-se a biodiversidade que é um importante indicador de que não são feitos quaisquer tratamentos fitofarmacêuticos.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26029TFCECAAAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2574
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26029.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.