Título: Avaliação dos parâmetros reprodutivos de uma vacada da raça Alentejana : o caso da Herdade da Coutada Real
Autor: Reis, Rui Filipe Martins Neves dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Carlos Alberto Abreu e
Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Palavras-chave: Bovinos
Raça Alentejana
ACBRA
Autóctone
Extensivo
Data: 2001
Editora: IPCB. ESA
Citação: REIS, Rui Filipe Martins Neves dos (2001) - Avaliação do parâmetros reprodutivos de uma vacada da raça Alentejana : o caso da Herdade da Coutada Real. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: Este trabalho realizou-se na Herdade da Coutada Real, em Portalegre e consistiu na análise de registos reprodutivos ao longo de 21 anos (1980-2000). É nesta herdade que está situada a sede da Associação de criadores de bovinos da raça Alentejana. Para estudo dos diferentes parâmetros analisados foi utilizada toda a informação disponível na base de dados da ACBRA, respeitante aos anos em estudo. Os parâmetros analisados foram: intervalo entre partos (430 dias); taxa de fertilidade (76 %); vitelos nascidos machos (58 %); vacas por touro (40%); peso ao nascimento dos machos (34 Kg) e das fêmeas (30 Kg); peso ao desmame dos machos (257 1(g) e das Fêmeas (221 1(g); não existência de problemas no parto; taxa anual de refugo (9,51 %). Estes valores enquadram-se todos dentro dos parâmetros admitidos para a raça, embora o elevado intervalo entre parto impeça o ideal reprodutivo 1 vitelo/vaca/ano.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18414TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2572
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22702.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.