Diagnóstico sorológico da brucelose em pequenos ruminantes
Ficheiros
Data
2002
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Foi feito um estudo sobre a sensibilidade e especificidade das provas serológicas Rosa de Bengala (R.B.) e Fixação do Complemento (F.C.), aplicadas no âmbito do Programa de Erradicação da Brucelose nos Pequenos Ruminantes.
Não foram conclusivos os resultados obtidos em relação à especificidade das provas.
A sensibilidade das provas foram elevadas, de 98,89 % e 97,78 %, respectivamente, para o R.B. e F.C.. O teste Kappa não registou concordância entre as provas serológicas aplicadas, mesmo entre à mesma prova aplicada a soros de sangues colhidos nos animais na exploração de origem e a soros de sangues colhidos no Matadouro. Nestes, o R.B. apresentou uma sensibilidade de 96,77 % e a F.C. de 87,10
%. No entanto, face aos resultados da bacteriologia, os Valores Preditos Positivos foram baixos.
Foram feitas, no matadouro, colheitas de órgãos a 250 animais, cujo resultado
sorológico, indiciava a suspeita de brucelose. O isolamento bacteriano foi obtido em 90 animais (36 %), com predominância da Brucella melitensis biovar 3 (95,56 %) sobre o
biovar 1.
O isolamento foi obtido nas vísceras (59,42%), nos gânglios (37,68 %) e nos úteros (13,04 %) amostrados. O isolamento foi feito em rebanhos de todos os estatutos sanitários.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23501TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23501TFCPAN.
Palavras-chave
Doenças de animais , Brucelose
Citação
GARCIA, Maria Estela Saraiva (2002) - Diagnóstico sorológico da brucelose em pequenos ruminantes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.