Título: Contribuição para o estudo da instalação de jovens agricultores na Beira Interior no período de 1986-1999
Autor: Martins, Isabel Margarida Pires do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor: Alberto, Deolinda Maria Fonseca
Palavras-chave: Jovens agricultores
Instalação
Beira Interior
QCA
Políticas agrícolas
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARTINS, Isabel Margarida Pires do Nascimento (2003) - Contribuição para o estudo da instalação de jovens agricultores na Beira Interior no período de 1986-1999. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Unidade Departamental de Ciências Económicas e Sociais da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Com ele, pretendemos contribuir para o estudo da instalação de jovens agricultores na Beira Interior, durante o período de 1986-1999 ao qual corresponde a duração do I e II QCA’s. O trabalho esteve inserido no âmbito do projecto AGRO n°99 de 2002, denominado “Jovens Agricultores - Factores de sucesso e insucesso”. Efectuou-se a análise das políticas agrícolas no que diz respeito ao apoio à instalação de jovens agricultores, salientando-se as diferenças existentes entre o I e II QCA’s. Um estudo da situação concreta da Beira Interior foi feito a partir dos elementos constantes numa base de dados cedida pelo IFADAP, daqui resultaram alguns dados, dos quais destacamos: - Número Total de Projectos de jovens agricultores por ano; - Investimento Total de jovens agricultores por ano; - Subsídios a jovens agricultores por ano; - Número de Projectos de jovens agricultores aprovados e recusados por concelho; - Investimento Total de jovens agricultores por concelho; - Subsídios a jovens agricultores por concelho; - Percentagem de investimento dos jovens agricultores por rúbrica; - Concelhos por classe de formação (ex: primário, secundário, superior); - Número de Projectos de jovens agricultores por classe de formação e por sexo; - Investimento e Subsídio de jovens agricultores por classe de formação.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23740TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2569
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23740.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.