Título: Impacto das rejeições efetuadas em carcaças de bovino e suíno no matadouro de Alcains
Autor: Alves, Márcio Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Menezes, Ana Maria de Andrade Gomes G. d´Avelar e
Domingues, Henrique Manuel da Silva Carvalho
Tendinha, Isabel Maria Viseu Fernandes
Palavras-chave: Matadouro
Inspecção
Bovinos
Suínos
Rejeição
Data: 2006
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, Márcio Dias (2006) - Impacto das rejeições efetuadas em carcaças de bovino e suíno no matadouro de Alcains. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: Através do acompanhamento do abate de Bovinos e Suínos foi feita a identificação, caracterização e registo de estados patológicos que levaram à rejeição total e parcial das carcaças no matadouro. Os animais em estudo, nomeadamente bovinos e suínos eram provenientes de explorações localizadas em diferentes distritos, inclusive de suínos provenientes de uma região espanhola (Toledo). O presente trabalho faz uma análise estatística descritiva por distrito de proveniência dos animais do resultado da inspecção das carcaças e suas partes efectuadas pelos médicos veterinários oficiais no matadouro. Constituindo este trabalho uma fonte de dados importantes para controlo sanitário das explorações. As principais causas de rejeição total das carcaças de bovinos foram a tuberculose pneumonia purulenta, mamite purulenta, mamite purulenta, poli-traumatismos, anemia e nefrite bilateral e abcessos intrabdominais, relativamente aos suínos foram pneumonia purulenta, inetrite purulenta, arterite e pleuropneumonia.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo..
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25465TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2564
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25465.pdf872,38 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.