Contribuição para a evolução dos resíduos no aterro sanitário da Associação de Municípios da Raia Pinhal
Files
Date
2005
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESA
Abstract
Com o presente trabalho, procurou-se avaliar a evolução de resíduos depositados no Aterro Sanitário da Associação de Municípios da Raia Pinhal, para tal efectuou-se o levantamento de todos os dados existentes dos vários tipos de resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário, desde a sua entrada em funcionamento até ao presente.
O estudo revelou uma evolução dos resíduos ano após ano, na área abrangida pela associação referida atrás, bem como a adesão das populações à recolha selectiva. Porém, percebe-se a grande necessidade de uma maior sensibilização e informação das populações de forma a conseguir-se uma mais correcta separação e deposição dos resíduos sólidos urbanos.
No que se refere aos resíduos indiferenciados e para todos os concelhos estudados, observa-se que a capitação de resíduos sólidos urbanos tem vindo a aumentar, situando-se no caso de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, num valor idêntico à média nacional (1,1 Kg/hab/dia).
Relativamente à recolha selectiva, os dados obtidos permitem concluir que as fileiras do vidro e papel e cartão são as que têm maior aderência, embora se note uma tendência para um progressivo aumento na deposição selectiva de todos os fluxos/fileiras.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Rural e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25176TFCRA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25176TFCRA.
Keywords
Aterro sanitário, Resíduos sólidos urbanos, Recolha selectiva, Recolha indiferenciada
Citation
MARQUES, Pedro João Dias (2005 ) - Contribuição para a evolução dos resíduos no aterro sanitário da Associação de Municípios da Raia Pinhal. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Rural e Ambiente.