Título: Contribuição para a evolução dos resíduos no aterro sanitário da Associação de Municípios da Raia Pinhal
Autor: Marques, Pedro João Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Silva, Nuno
Palavras-chave: Aterro sanitário
Resíduos sólidos urbanos
Recolha selectiva
Recolha indiferenciada
Data: 2005
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARQUES, Pedro João Dias (2005 ) - Contribuição para a evolução dos resíduos no aterro sanitário da Associação de Municípios da Raia Pinhal. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Rural e Ambiente.
Resumo: Com o presente trabalho, procurou-se avaliar a evolução de resíduos depositados no Aterro Sanitário da Associação de Municípios da Raia Pinhal, para tal efectuou-se o levantamento de todos os dados existentes dos vários tipos de resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário, desde a sua entrada em funcionamento até ao presente. O estudo revelou uma evolução dos resíduos ano após ano, na área abrangida pela associação referida atrás, bem como a adesão das populações à recolha selectiva. Porém, percebe-se a grande necessidade de uma maior sensibilização e informação das populações de forma a conseguir-se uma mais correcta separação e deposição dos resíduos sólidos urbanos. No que se refere aos resíduos indiferenciados e para todos os concelhos estudados, observa-se que a capitação de resíduos sólidos urbanos tem vindo a aumentar, situando-se no caso de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, num valor idêntico à média nacional (1,1 Kg/hab/dia). Relativamente à recolha selectiva, os dados obtidos permitem concluir que as fileiras do vidro e papel e cartão são as que têm maior aderência, embora se note uma tendência para um progressivo aumento na deposição selectiva de todos os fluxos/fileiras.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Rural e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25176TFCRA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2561
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Rural e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25176.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.