Título: Contribuição para a implementação dos pré-requisitos nos estabelecimentos de restauração
Autor: Santos, Lara Mónica Amaro dos
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Pré-requisitos
Estabelecimentos de restauração
Formação
Código de boas práticas
Legislação
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Lara Mónica Maro dos (2007) -Contribuição para a implementação dos pré-requisitos nos estabelecimentos de restauração. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na empresa Gold & Silver, na área de consultoria, na implementação do HACCP, junto de estabelecimentos de restauração. Durante os 6 meses de estágio, tive oportunidade de contactar com os gerentes e funcionários dos estabelecimentos, e verificar quais as carências existentes a nível dos pré-requisitos, exigidos para a implementação do HACCP, esta observação foi realizada através da 1ª auditoria. Nestas auditorias, através da lista de verificação, detectava-se as não conformidades, que são combatidas através de formação dada aos funcionários e aos manuais de boas praticas elaborados para a restauração. As não conformidades verificadas devem-se em grande parte ao desconhecimento, da legislação em vigor, regulamento 852/2004, ou então por falta de condições que os estabelecimentos possuem, nomeadamente falta de espaço de alguns deles. Note-se que hoje em dia o tema Segurança Alimentar, anda muito em “vogue”, e que com o aparecimento da ASAE, os estabelecimentos são obrigados a cumprir determinadas imposições, por parte da legislação em vigor, pois caso contrário estarão a violar a lei, a incorrer em penalizações e a pôr em risco a saúde do consumidor. Por isso é que cada vez mais os estabelecimentos recorrem aos serviços de empresas como a Gold & Silver, para os ajudarem a implementar o HACCP, e assim estarem dentro da lei, e evitando problemas de intoxicações.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25716TFCBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2555
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25716.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.