Título: Controlo da qualidade do leite UHT e manteiga
Autor: Fernandes, Ana Leonor Burrica
metadata.dc.contributor.advisor: Mendes, Eduarda
Coelho, Maria Teresa Pita Pegado Gonçalves Rodrigues
Palavras-chave: Leite UHT
Manteiga
Controlo de qualidade
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: FERNANDES, Ana Leonor Burrica (2008) - Controlo da qualidade do leite UHT e manteiga. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido na Indústria de Lacticínios Lactogal - Tocha, tendo como objectivos a aquisição de conhecimentos relativos aos métodos e análises realizados no controlo da qualidade do leite UHT e manteiga. Efectuou-se paralelamente um estudo de verificação de resultados do Bactometer na análise de leite UHT para expedição, onde o tempo de detecção subiu de 12.2 para 13.0 horas, diminuindo assim a margem para a sua libertação mas aumentando o grau de confiança para a libertação do produto. Foi também realizado um estudo intensivo sobre o método de determinação da acidez no leite por potenciometria: o Titrino 877 plus, sendo criado um manual de procedimentos, e posteriormente iniciada a sua calibração. Verificou-se que os resultados de pH obtidos pelo Titrino não apresentaram diferenças significativas dos resultados obtidos pelo eléctrodo, sendo, por isso, uma boa opção para a uniformização da determinação da acidez no leite UHT. Por fim, foi feita a validação de um método interno na contagem de bolores e leveduras, verificando-se resultados com a qualidade exigida à NP 1934 de 1986.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25970TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2554
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25970.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.