Título: Estudo do decaimento do penta clorofonol mediado por espécies de fungos filamentosos
Autor: Garcia, António Eduardo Luís da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Cristina Silva
Carvalho, Mariana
Palavras-chave: Pentaclorofenol
Biodegradação
Poluentes orgânicos persistentes
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: GARCIA, António Eduardo Luís da Silva (2007) - Garcia, António Eduardo Luís da Silva. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: As características físico-químicas do PCP e a sua elevada eco-toxidade, tornam-no meritório para o estudo e modulação do decaimento de pesticidas altamente diluídos e dispersos no meio ambiente. Na natureza, e, no caso particular do solo, o decaimento dos pesticidas resulta da actividade de diferentes indivíduos da comunidade colonizadora, assim como das condições ambientais do solo. A sinergia entre estes organismos origina um perfil de produtos de degradação do tóxico específico dessa comunidade e portanto diferente daquele observado numa cultura pura. A aW e o pH (efeito tampão) foram seleccionados como parâmetros críticos de pesquisa. Penicillium olsonii Chrysonilia sitophila e Trichoderma longibrachiatum (isolados da comunidade colonizadora de cortiça e colonizadores frequentes do solo) degradam eficientemente as células de cortiça, o que sugere o seu potencial de bioremediação. Estas três espécies fúngicas, assim como uma comunidade formada pelas três em simultâneo, foram testadas quanto à sua capacidade de eliminação de PCP de uma matriz de solo sintética contaminada com 10 mg/L de PCP, sob as condições de aW=0,98 e aW=0,86, a pH=6 tanto na presença como na ausência de tampão, tanto. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as espécies ou a comunidade, quanto à sua taxa de eliminação de PCP. Não foi feita a identificação dos produtos de degradação.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25740TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2553
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25740.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.