Título: Testes de performance da raça bovina Alentejana : análise da redução do tempo de teste
Autor: Brotas, Bruno Gomes Romão Lavado
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Palavras-chave: Novilhos
Alentejano
Testes de performance
Duração
Custo
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: BROTAS, Bruno Gomes Romão Lavado (2008) - Testes de performance da raça bovina Alentejana : análise da redução do tempo de teste. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: Hoje em dia devido à crise mundial em geral, e à nacional em particular, as associações sem fins lucrativos como é o caso da ACBRA, tentam sobreviver a todo custo e para isso necessitam de reduzir em despesas desnecessárias. No caso particular da ACBRA, os testes de performance são fonte de uma enorme despesa, constituindo-se como um mal necessário. Porque são estes testes que garantem o melhoramento da raça ao nível produtivo e reprodutivo, ainda assim essa despesa pode ser reduzida com a diminuição do número de dias de duração daquele. Foi estudada neste trabalho a hipótese de reduzir a duração do teste de 196 para 126 dias, sendo os dados submetidos a uma estatística descritiva pelo proc means do SAS. Os novilhos como era de esperar acabaram os testes com 196 dias com um maior peso médio do que a 126 dias, tendo por isso um maior GMD. Ainda assim no teste a 126 dias apresentam um IC menor. Como se encontram numa fase da curva de crescimento mais acentuada necessitam de menor quantidade de alimento para produzir um quilograma de carne. A nível económico a ACBRA ganharia muito mais se os testes de performance passassem para 126 dias, devido à redução de despesas associadas. Para os criadores é mais proveitoso que os animais fiquem por mais 70 dias a engordar porque na hora da desmancha, no caso de abate, o rendimento é muito maior, ainda assim reduzem os seus custos na realização dos testes, visto serem comparticipados em 20% pelos criadores. Com a redução dos testes, as instalações ficam livres mais cedo, havendo a possibilidade da entrada de novos novilhos para teste.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Zootécnica apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25983TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2550
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
28983.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.