Veleiro Tanai : projeto de remodelação interior
Ficheiros
Data
2014
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESART
Resumo
Projeto de remodelação do interior de uma embarcação, um veleiro datado de 1976, construído pela empresa holandesa Trintela. Este veleiro encontra-se atualmente na ilha de São Miguel, onde as obras de recuperação do casco já foram iniciadas.
Um projeto que se foca em duas divisões específicas da embarcação, sala e suite da popa. Visando criar uma nova linguagem aos espaços, onde a funcionalidade é palavra-chave. Uma linguagem assente na tradição piscatória da ilha de São Miguel, sendo a construção dos barco de boca aberta, e os padrões das saias de folclore, a inspiração de todo o interior.
Uma remodelação, que pretende criar espaços, mais amplos, de maior luxuosidade, tornando mais clara toda a sua ambiência, desprovendo-a do atual aspeto pesado e escuro, que as madeiras assinalam.
A origem da embarcação não foi esquecida, e as madeiras continuam a ser o material com mais peso. Estas através de técnicas construtivas, oferecem ao espaço uma maior funcionalidade, tornando mais pratica a sua utilização.
Descrição
Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Palavras-chave
Funcionalidade , Espacialidade , Técnicas artesanais , Luxo
Citação
GUERREIRO, Jonas (2014) - Veleiro Tanai : projeto de remodelação interior. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.