Título: Reabilitação do Claustro do Cardeal do Mosteiro de Alcobaça
Autor: Bernardes, Filipa Inês Crespo
metadata.dc.contributor.advisor: Antunes, Nelson Barata
Costa, Joaquim Manuel de Castro Bonifácio da
Palavras-chave: Reabilitação de edifícios
Data: 2014
Editora: IPCB. ESART
Citação: BERNARDES, Filipa Inês Crespo (2014) - Reabilitação do Claustro do Cardeal do Mosteiro de Alcobaça. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.
Resumo: Este trabalho é resultado da solicitação de um projecto de pesquisa cujo objectivo seria a intervenção num espaço que merecesse a nossa aprovação. Perante esse facto, a minha atenção projectou se num monumento da minha cidade, a primeira obra de estilo gótico de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Iniciei a minha pesquisa baseada no facto de que esse local albergou a incontornável herança cultural perpetuada pelos monges de Cister ou monges barristas e patente nas obras de arte produzidas. A proposta consiste em reabilitar o Claustro do Cardeal, e implementar uma Casa das Artes, salvaguardando assim, toda a herança cultural desenvolvida na minha Cidade, Alcobaça. Esta ideia surgiu numa visita em 2010, guiada por José Pedro Duarte Tavares, aos locais que se encontram fechadas aos olhares do público, do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Partes estas ‘trancadas’ pela grave degradação consequente das cheias. A Levada, braço artificial do rio Alcoa cruzava o jardim do Claustro passando pelo lado sul da sacristia, alimentava o funcionamento das rodas dos moinhos e de equipamentos semelhantes. O Claustro assim como os edifícios que se lhe ligavam a norte, a sul e a leste foram concluídos em 1636. Estes edifícios davam guarida às salas do abade-mor e às dos noviços, que ao contrário do sucedido nos edifícios medievais, estavam previstas celas para o alojamento dos monges. No rés-do-chão sobreviviam as oficinas e os fornos para as esculturas de barro. Este piso térreo será o objecto da área de intervenção, reabilitando-o, e consequentemente transformando-o numa Casa das Artes, albergando um espaço que na sua génese portara um testemunho indubitável da grandiosidade da obra cisterciense.
Descrição: Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2543
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Interiores e Equipamento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_FIL_BER.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.