Maria Papoila
Date
2014
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
IPCB. ESART
Abstract
A Maria Papoila nasceu para dar resposta a uma lacuna no mercado. A crescente evolução no material de cozinha fez com que existissem equipamentos como fogões de indução que não aquecem por si mas apenas com o contacto com utensílios culinários próprios, tornando-se uma forma de cozinhar mais segura, eficiente e económica. Existe um forte enraizamento da olaria no nosso pais sendo costume a sua utilização para cozinhar, por proporcionar um sabor muito característico e por ser feito de uma matéria natural. Este projeto vai buscar inspiração às peças utilitária certificadas de Flor De Rosa, localidade do distrito de Portalegre, e as flores, mais especificamente às papoilas, muito presente nas planícies alentejanas. Deseja fazer uma reinterpretação destes objetos tentando torna-los mais contemporâneos sem lhes tirar a sua identidade. A Maria Papoila quer que os barros que outrora fizeram cozinhados ao serão no calor da lareira dos nossos avós possam agora também cozinhar com o mesmo sabor mas desta vez numa placa que nem chama tem.
Description
Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco da qual só está disponível o resumo.
Keywords
Barro, Comida, Flor da Rosa, Design, Fogão de indução
Citation
CRESPO; Raquel Parreiro (2014) - Maria Papoila. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.