Cultivares Galega Vulgar e Cordovil de Castelo Branco : índices de rendimento e qualidade dos azeites elementares ao longo da maturação
Files
Date
1997
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Com o presente trabalho pretende-se estudar a influência da maturação no rendimento e qualidade dos azeites elementares das cultivares Galega vulgar e Cordovil de Castelo Branco.
Determina-se experimentalmente dois índices de rendimento (humidade total e teor em gordura) e três indicadores de qualidade dos respectivos azeites (acidez, índice de peróxidos e absorvância no ultravioleta).
Do ponto de vista de rendimento das azeitonas em azeite a Cordovil é a que apresenta os melhores resultados. Em termos médios temos 51,1% de gordura sobre a matéria seca contra 33,4% revelados pela Galega.
Relativamente aos indicadores de qualidade a Galega apresenta os valores mais elevados de acidez levando a concluir que a data limite de colheita deveria ter sido o dia 10/12 altura em que não se observa incrementos de gordura e sim de acidez; apresenta ainda menores índices de peróxidos e maiores absorvâncias a 270 nm.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17755CESE.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17755CESE.
Keywords
Citation
ALMEIDA, Maria Filomena Tomé Grãos Duros Ramos de (1997) - Cultivares Galega Vulgar e Cordovil de Castelo Branco : índices de rendimento e qualidade dos azeites elementares ao longo da maturação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho Final do Curso de Estudos Superiores Especializados em Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.