Tecnologia da azeitona verde de conserva (estilo Sevilhano) : relação entre a composição química e alguns factores de qualidade
Date
1996
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Utilizando diferentes metodologias, este trabalho determina três parâmetros importantes no controlo de qualidade de azeitona de mesa: cor, textura e sabor amargo.
O estudo incidiu em cinco amostras comerciais de azeitona verde de conserva Procedeu-se a uma selecção e treino de provadores, avaliando-se os parâmetros estudados através de testes de identificação e quantificação, utilizando escalas gráficas e por categorias. Paralelamente, para as mesmas amostras realizaram-se ensaios físico-químicos: cor por colorimetria, textura por tenderómetro e determinação da oleuropeína por HPLC (sabor amargo).
Pelo tratamento estatístico dos resultados (análise de variância e multivariada) obtiveram-se boas correlações entre os testes sensoriais da textura e do sabor amargo, com os ensaios físico-químicos (r = 0,9804 e r = 0,9822, respectivamente). No que se refere à cor, apenas existe boa correlação entre os métodos colorimétricos testados (C.I.E e Hunter), proporcionando estes a mesma resolução entre amostras.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16641CESE.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16641CESE.
Keywords
Citation
ANDRADE, Célia Marisa Flamengo de (1996) - Tecnologia da azeitona de conserva (estilo Sevilhano) : relação entre a composição química e alguns factores de qualidade. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho Final do Curso de Estudos Superiores Especializados em Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.