Título: Contribuição para o estudo de flora melífera e da actividade apícola no concelho de Vila Velha de Ródão
Autor: Lidónio, Eurico Manuel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Apicultura
Apis mellifera
Pólen
Flora melífera
Vila Velha de Ródão
Data: 2009
Citação: LIDÓNIO, Eurico Manuel dos Santos (2009) - Contribuição para o estudo da flora melífera e da atividade apícola no concelho de Vila Velha de Ródão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
LIDÓNIO, Eurico Manuel dos Santos (2009) - Contribuição para o estudo da flora melífera e da atividade apícola no concelho de Vila Velha de Ródão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Desde os tempos mais remotos que o ser humano tem vivido em estreita relação com a terra, tirando proveito dos seus recursos; geralmente, as comunidades rurais fazem-no em respeito pela Natureza, pelo ambiente e pela biodiversidade, e têm transmitido essa prática de geração em geração. A apicultura é uma actividade que tem persistido ao longo dos tempos; mais importante que a sua rentabilidade, amplamente reconhecida, é o seu imensurável contributo para a manutenção dos ecossistemas terrestres, pois as abelhas constituem um agente polinizador crucial para grande parte das espécies cultivadas, bem como da vegetação dita espontânea. A nutrição da abelha em geral, e da Apis mellifera L. em particular, baseia-se em três componentes fundamentais: o pólen, o néctar e a água, dos quais se destaca o primeiro pelo seu elevado teor proteico e conteúdo em aminoácidos essenciais. Através deste trabalho - realizado na Meltagus e na Escola Superior Agrária de Castelo Branco - pretendeu-se alcançar os seguintes objectivos: inventariar espécies vegetais com interesse apícola no concelho de Vila Velha de Ródão, que se encontravam em floração no momento de visita aos apiários, com o intuito de dar início à elaboração de uma palinoteca de referência, da qual passarão a fazer parte as fichas técnicas elaboradas; avaliar a evolução da actividade apícola, no concelho, de 2008 para 2009; localizar geograficamente os apiários existentes na região; identificar eventuais incumprimentos, de acordo com a legislação em vigor, referentes às distâncias mínimas exigidas entre apiários; e, por fim, elaborar uma carta de potencial apícola para o concelho referido, a qual permitiu identificar as zonas mais favoráveis à prática apícola.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26523TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2470
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26523.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.