Título: Tratamento da madeira queimada como medida de conservação do solo, após incêndio no Parque Natural da Serra Calderona (Valência)
Autor: Milho, Paula Cristina Parreirinha Pica
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Gimeno Gimeno, Maria Teresa
Palavras-chave: Erosão do solo
Sedimentos
Incêndio florestal
Serra Calderona
Data: 2010
Citação: MILHO, Paula Cristina Parreirinha Pica (2010) - Tratamento da madeira queimada como medida de conservação do solo, após incêndio no Parque Natural da Serra Calderona (Valência). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: A extracção da madeira queimada após incêndios florestais obedece geralmente a critérios económicos, fitossanitários ou relacionados com trabalhos posteriores de gestão florestal. O objectivo deste estudo foi avaliar a eficácia da construção de fajinas, após a extracção da madeira queimada, como medida de conservação do solo. O estudo foi realizado no Parque Natural da Serra Calderona (Valência) numa área afectada por incêndio florestal em 2004. Nas zonas afectadas pelo incêndio retiraram-se os troncos de maiores diâmetros e os restos de madeira de menores dimensões foram empilhados em faixas paralelas às curvas de nível (fajinas). Foram seleccionadas 10 parcelas, 5 em zonas com fajinas (intervencionadas) e 5 onde não foi efectuado qualquer tratamento (testemunha). Foram instalados colectores (silt fences) para quantificar a produção de sedimentos em cada evento de chuva. Nos seis meses de estudo as precipitações foram escassas e de pouca magnitude. Apesar das parcelas intervencionadas terem produzido maior quantidade de sedimentos num maior número de eventos, a produção total de sedimentos foi maior nas parcelas testemunha, no entanto estas diferenças não foram estatisticamente significativas. Os dados deste estudo não sugerem um papel relevante do tratamento da madeira queimada como medida de conservação de solo a curto prazo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26839TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2467
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26839.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.