Título: Plano orientador de prevenção de agentes abióticos (incêndios florestais) no Parque Natural da Serra de S. Mamede
Autor: Grilo, Luís Miguel Rosa
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José António Abrantes Massano
Palavras-chave: Plano orientador de prevenção
Silvicultura preventiva
Conservação da natureza
Data: 2008
Citação: GRILO, Luís Miguel Rosa (2008) - Plano orientador de prevenção de agentes abióticos (incêndios florestais) no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O PNSSM alberga uma das mais diversificadas manchas florestais da região Alentejo, não só pela sua dimensão e continuidade, mas sobretudo, pela presença de paisagens imemoriais, directamente associadas à presença humana e a relevantes valores naturais. Não é possível evitar o aparecimento de grandes incêndios sem aplicar uma silvicultura preventiva a uma escala espacial significativa que aumente a resistência da paisagem à progressão do fogo e permita a acção efectiva dos meios de combate. É nesta perspectiva, que se desenvolveu o Plano Orientador de Prevenção (POP) que pretende implementar um conjunto de acções (imediatas e a longo prazo) destinadas a reduzir o impacte de um incêndio e a facilitar o controlo do mesmo. Como resultado da análise das medidas silvícolas constantes no Plano de Ordenamento da Área Protegida e das Orientações do Plano Sectorial da RN2000, elaborou-se um normativo técnico sobre silvicultura preventiva, que abrange o planeamento, a florestação, a condução e a exploração dos povoamentos adaptado às características da Área Protegida.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26056TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2459
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26056.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.