Título: Monitorização da qualidade da água de abastecimento público na freguesia de Unhais-o-Velho, concelho de Pampilhosa da Serra
Autor: Pereira, Susana Catarina Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Custódio, Sandra Sofia Miguel Chora
Palavras-chave: Qualidade da água de consumo humano
PCQA
Valores paramétricos
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Susana Catarina Pires (2009) - Monitorização da qualidade da água de abastecimento público na freguesia de Unhais-o-Velho, concelho de Pampilhosa da Serra. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: A água é essencial à vida e por isso todos os consumidores têm direito a um abastecimento público em água de boa qualidade. Neste trabalho pretendeu-se avaliar a qualidade da água destinada ao consumo humano na Freguesia de Unhais-o-Velho, Concelho de Pampilhosa da Serra, no período de 1 de Abril a 30 de Junho de 2008, tendo-se procedido à análise físico-química e microbiológica da água em diferentes pontos de amostragem, por forma a permitir verificar, de acordo com a legislação em vigor, a ocorrência ou não de situações de não conformidade. Os resultados obtidos permitiram verificar que foi cumprida a frequência mínima de amostragem prevista no PCQA (Plano de Controlo de Qualidade da Água), garantindo-se deste modo um adequado controlo de qualidade da água distribuída. Quanto à qualidade da água distribuída na freguesia de Unhais-o-Velho, verificou-se que no caso do sistema de Aradas se observou a ocorrência de violações ao nível dos parâmetros bacteriológicos, nomeadamente ao nível dos coliformes e escherichia coli, a qual foi, no entanto, prontamente resolvida através de um reforço ao nível da desinfecção. Também no sistema de Malhada do Rei se observou um valor de ferro superior ao valor paramétrico. Em relação aos restantes parâmetros e para os sub-sistemas estudados, verificou-se que todos os parâmetros analisados estavam em conformidade com a legislação em vigor. No entanto, é de ressalvar que estes resultados não permitem uma avaliação precisa da qualidade da água distribuída, dado o curto período de tempo em que o sistema foi acompanhado.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26364TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/245
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_SUS_PER.pdf163,86 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.