Título: Caracterização das comunidades vegetais de formações quartzíticas nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão
Autor: Sória, Maria Joana Cardosa
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Análise multivariada
Comunidades vegetais
Formações quartzíticas
Inventários florísticos
Data: 2007
Citação: SÓRIA, Maria Joana Cardosa (2007) - Caracterização das comunidades vegetais de formações quartzíticas nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Este estudo teve como principal objectivo a caracterização das comunidades vegetais das formações quartzíticas localizadas nos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão através da realização de inventários florísticos e relacionar a sua composição florística com parâmetros ambientais. Foram realizados 18 inventários florísticos. Nestes foram identificadas 106 espécies pertencentes a 43 famílias. Recorreu-se ainda à utilização de métodos de análise estatística multivariada (análise classificativa e de ordenação), de forma a relacionar os dados referentes à composição florística com os parâmetros ambientais, designadamente a fisiografia e as características físico-químicas. A análise classificativa realizada permitiu agrupar as comunidades vegetais, correspondentes aos inventários florísticos, em agrupamentos que expressam condições ecológicas semelhantes, com particular relevo para o factor exposição. Através da Análise Canónica de Correspondências, ordenaram-se as espécies vegetais face às diferentes variáveis ambientais, observando-se uma correlação destas com o declive, a exposição e os parâmetros do solo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25776TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2447
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25776.pdf991,72 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.