Sistema de Informação Geográfica de apoio à gestão do baldio de Sameiro : concelho de Manteigas
Ficheiros
Data
2006
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com o objectivo de minimizar os efeitos negativos no solo da grande pluviosidade e declives, o Baldio da Freguesia de Sameiro foi submetido ao Regime Florestal dos Baldios e consequentemente, arborizado em toda a sua extensão, essencialmente com espécies resinosas.
Nos dias de hoje, há necessidade de planear uma série de acções a desenvolver no âmbito do Ordenamento Florestal, uma vez que os solos já se encontram esgotados e as povoações deixaram de viver da actividade florestal, e estes espaços encontram-se em constante degradação.
O abandono de actividades como a silvo pastorícia, apicultura e outras, levou ao desprezo pelos subprodutos da floresta como são as espécies arbustivas, que deixaram nos nossos dias de ter valor económico, para passarem a ser chamadas de “Lixo”.
Por outro lado, também surge a necessidade de requalificar a paisagem, para inverter a situação actual, e desse modo tomar esses espaços aprazíveis e equilibrados do ponto de vista bio ecológico.
O conteúdo deste estudo, visa essencialmente a implementação de estratégias de qualificação da paisagem, com base em parâmetros definidos pela gestão florestal sustentável, com o objectivo de conservar a rede hidrológica, o potencial produtivo do solo bem como o Turismo e o Lazer aliados á qualidade visual da paisagem.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25483TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25483TFCPF.
Palavras-chave
Baldios , Perímetro florestal do Sameiro , Planos de gestão florestal , Qualidade visual da paisagem , Gestão florestal sustentável
Citação
MENDONÇA, Sofia Gaspar (2006) - Sistema de Informação Geográfica de apoio à gestão do baldio de Sameiro : concelho de Manteigas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.