Caracterização morfológica dos vasos de Acacia melanoxylon R. Br.
Ficheiros
Data
2006
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Apresenta-se um estudo sobre a variação transversal da porosidade, área dos vasos (mm2), largura dos vasos (µm) e número de vasos/mm2 da Acacia melanoxylon R. Br., efectuado em cinco árvores provenientes de Ponte de Lima (PFRSM - Perímetro Florestal de Rebordões de Santa Maria). De cada árvore foram retiradas amostras a seis níveis de altura (base, 5%, 15%, 35%, 65% e topo), em três zonas radiais (junto à medula-10%; junto à casca-90% e uma intermédia-50%) e nas posições Norte e Sul.
No geral as 5 árvores apresentaram uma grande variabilidade a todos os níveis de altura, no padrão de desenvolvimento quando avaliados os quatro parâmetros em estudo.
Deste modo, observa-se que os valores tanto da porosidade, como do tamanho dos vasos (mm2), e da sua largura (µm), são inferiores para os provetes analisados numa zona junto à medula comparativamente aos da zona junto à casca. O outro parâmetro em análise, número de poros por unidade de área, é inferior junto á casca.
O padrão de variabilidade entre a posição Norte e Sul não apresenta grandes variações, visto que as árvores não apresentavam grande excentricidade.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25478TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25478TFCPF.
Palavras-chave
Acacia melanoxylon , Caracterização anatómica , Vasos , Porosidade
Citação
DOMONGUS, Catarina Sofia Gonçalves (2006) - Caracterização morfológica dos vasos de Acacia melanoxylon R. Br. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.