Título: Comparação da qualidade da cortiça em função dos parâmetros dendrométricos para as propriedades Quinta da Murta e Casal do Anafe
Autor: Simões, António Miguel Barroso
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Isabel Queirós e
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Cortiça
Avaliação da qualidade
Sobreiro
Inventário
Data: 2006
Citação: SIMÕES, António Manuel Barroso 82006) - Comparação da qualidade da cortiça em função dos parâmetros dendrométricos para as propriedades Quinta da Murta e Casal do Anafe. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho realizou-se no concelho da Chamusca (distrito de Santarém) enquadrando-se num estudo proposto pela Associação de Agricultores de Charneca (ACHAR) e tendo como objectivo verificar uma possível relação entre a qualidade da cortiça e os parâmetros biométricos dos sobreiros que a produzem. Para a elaboração deste trabalho, foram previamente seleccionadas duas áreas de estudo, em propriedades distintas, tendo estas sido caracterizadas. Nestas propriedades foram recolhidas amostras de cortiça, que posteriormente foram sujeitas a uma avaliação visual da qualidade e á verificação dos seus acréscimos após cozedura. Realizou-se também, nas árvores onde se recolheram as amostras de cortiça, um inventário aos parâmetros biométricos que se entenderam necessários. Por fim, interpretou-se os dados recolhidos e fez-se uma comparação das propriedades. Para verificar a existência de uma correlação entre a qualidade da cortiça e os parâmetros biométricos, foi realizada uma análise de componentes principais e interpretaram-se os seus resultados.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25435TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2435
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25435.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.