Determinação da variação da humidade da prancha de cortiça durante o processo de cozedura e avaliação do teor de clorofenóis em prancha

Data

2006

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Neste trabalho efectuou-se o estudo da variação do teor de humidade, ao longo do processo de preparação da prancha de cortiça para a produção de rolhas e discos, em onze pilhas de cortiça de onze regiões distintas, desde o seu empilhamento em estaleiro, cozedura, três dias após cozedura, escalda e três dias após escalda. Os resultados demonstraram, que em estaleiro a cortiça apresenta um valor médio de humidade de 7,4% após um período de estabilização de pelo menos seis meses, aumentando para 34,7% após cozedura e de 38,6% após escalda, com recurso nestas ultimas fases ao inovador sistema CONVEX. Avaliou-se ainda o teor de clorofenóis, existentes nas pranchas de cortiça das diferentes pilhas antes da operação de cozedura, de forma a perceber-se se a existência de clorofenóis presentes na cortiça, se verifica durante o processo de armazenamento, não apresentando valores significativos nas pilhas de estudo. Foi feita uma abordagem preliminar, sobre a possibilidade de existir uma correlação entre os valores de clorofenóis detectados nas pranchas de cortiça e as características dos solos dos montados de proveniência das mesmas. No entanto não podemos concluir se de facto esta correlação se verifica apenas com este estudo, necessitando de estudos futuros com uma metodologia mais adequada.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25410TFCPF.

Palavras-chave

Cortiça , Humidade , Peso específico , Clorofenóis , Rolha

Citação

MARQUES, João Carlos Faria (2006) - Determinação da variação da humidade da prancha de cortiça durante o processo de cozedura e avaliação do teor de clorofenóis em prancha. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.