Título: Determinação da variação da humidade da prancha de cortiça durante o processo de cozedura e avaliação do teor de clorofenóis em prancha
Autor: Marques, João Carlos Faria
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Sobral, João
Palavras-chave: Cortiça
Humidade
Peso específico
Clorofenóis
Rolha
Data: 2006
Citação: MARQUES, João Carlos Faria (2006) - Determinação da variação da humidade da prancha de cortiça durante o processo de cozedura e avaliação do teor de clorofenóis em prancha. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Neste trabalho efectuou-se o estudo da variação do teor de humidade, ao longo do processo de preparação da prancha de cortiça para a produção de rolhas e discos, em onze pilhas de cortiça de onze regiões distintas, desde o seu empilhamento em estaleiro, cozedura, três dias após cozedura, escalda e três dias após escalda. Os resultados demonstraram, que em estaleiro a cortiça apresenta um valor médio de humidade de 7,4% após um período de estabilização de pelo menos seis meses, aumentando para 34,7% após cozedura e de 38,6% após escalda, com recurso nestas ultimas fases ao inovador sistema CONVEX. Avaliou-se ainda o teor de clorofenóis, existentes nas pranchas de cortiça das diferentes pilhas antes da operação de cozedura, de forma a perceber-se se a existência de clorofenóis presentes na cortiça, se verifica durante o processo de armazenamento, não apresentando valores significativos nas pilhas de estudo. Foi feita uma abordagem preliminar, sobre a possibilidade de existir uma correlação entre os valores de clorofenóis detectados nas pranchas de cortiça e as características dos solos dos montados de proveniência das mesmas. No entanto não podemos concluir se de facto esta correlação se verifica apenas com este estudo, necessitando de estudos futuros com uma metodologia mais adequada.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25410TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2434
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25410.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.