Título: Contributo dos Sistemas de Informação Geográfica na protecção da floresta contra incêndios nos concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava
Autor: Candelária, Énio João Jardim
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Filipe, Manuel António Madama
Palavras-chave: Ilha da Madeira
Incêndios florestais
Informação geográfica
Prevenção
Rede viária
Data: 2006
Citação: CANDELÁRIA, Énio João Jardim (2006) - Contributo dos Sistemas de Informação Geográfica na protecção da floresta contra incêndios nos concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Realizou-se para os concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava (Ilha da Madeira), um estudo com o objectivo de: Actualização das estradas camarárias e estradas regionais de acesso aos caminhos florestais e as manchas florestais; Classificação e definição de atributos aos caminhos florestais tendo em vista diversas utilizações destes caminhos nomeadamente o acesso de viaturas para combate a incêndios florestais; Informatização dos dados referentes a rede viária florestal. Iniciou-se o trabalho no gabinete através da elaboração de um dicionário de dados para utilização no sistema de posicionamento global (GPS) no qual se colocou o tipo de informação a retirar no campo assim como elaborou-se uma ficha de campo para preencher no terreno, as saídas de campo foram acompanhados pelo guarda-florestal da zona, percorreu-se de jipe toda a rede viária florestal existente procedendo a sua captura através do GPS simultaneamente preencheu-se a ficha de campo e o dicionário, após esta fase voltou-se ao gabinete para o tratamento dos dados através do programa GPS. Pathfinder a interface gráfica ArcView GIS 3.2. Da análise dos dados resultou que a rede viária florestal não possui a densidade adequada ao tipo de relevo existente, a necessidade de implementação de mecanismos de drenagem, o sistema de postos vigias actual não é o mais adequado devendo-se optar pelo sistema de vídeo vigilância e possui uma ocupação dominante de Erica Arbórea espécie indígena na Ilha da Madeira e portanto uma espécie a preservar.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25467TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2432
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25467.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.