Título: Estudo de dispersão do insecto vector Monochamus galloprovincialis Olivier 1795 (Coleoptera:Cerambycidae), vector da doença do nemátodo da madeira do pinheiro Bursaphelenchus xylophillus (Steiner et Buher, 1934) Nickle 1970 (Nematoda:Aphelenchoididae)
Autor: Costa, Paulo Cipriano da
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Palavras-chave: Bursaphelenchus xylophilus
Dispersão
Migração
Monochamus galloprovincialis
Pinus pinaster
Data: 2006
Citação: COSTA, Paulo Cipriano da (2006) - Estudo de dispersão do insecto vector Monochamus galloprovincialis Olivier 1795 (Coleoptera:Cerambycidae), vector da doença do nemátodo da madeira do pinheiro Bursaphelenchus xylophillus (Steiner et Buher, 1934) Nocke 1970 (Nematoda;Aphelechoididae). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: A utilização do insecto vector (Monochamus galloprovincialis), vai permitir ao agente causador da doença (Bursaphelenchus xylophilus) a sua dispersão. Assim, pretende-se conhecer melhor a capacidade de difusão do insecto, no âmbito da erradicação do Nemátodo da Madeira do Pinheiro dos pinhais portugueses. Dois ensaios com indivíduos marcados isentos de nemátodo, de cinco e doze dias de idade, ocorreram num povoamento jovem de pinheiro bravo localizado na Companhia das Lezírias, posteriormente à extracção dos insectos em madeira proveniente da área afectada, onde ocorrem as medidas de erradicação definidas pelo programa PROLUNP. A correlação entre os percursos identificados como voo, com variáveis independentes climáticas e caracterizadoras do povoamento, permitiu a obtenção através dum processo por passos, a remoção ou adição de variáveis com poder discriminativo na equação a prenunciar o movimento do insecto. Foram detectados dois tipos de comportamento dispersivo, relacionados com a idade de maturação do indivíduo: Comportamento dispersivo de longa distância e movimentos no interior do povoamento.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25217TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2424
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25217.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.