Instalação de um apiário para a criação de rainhas de abelhas melíferas (Apis mellifera) na zona de intervenção da Associação Pinus Verde (Fundão)

Data

2006

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A apicultura pretende a obtenção de diversos produtos que possam contribuir para a valorização e dinamização das potencialidades do meio rural. Nesse sentido, é fundamental que a colónia apícola apresente características adequadas para a optimização da exploração. As características da colónia dependem essencialmente da qualidade da rainha, visto que esta é a progenitora dos restantes indivíduos. O presente trabalho teve por finalidade a instalação de um apiário para a criação de rainhas na zona de intervenção da Associação Pinus Verde. A criação de rainhas foi realizada através da aplicação do método de transferência de larvas, tendo como objectivo a multiplicação de colónias com rainhas de qualidade superior. Foram realizados cinco ensaios, obtendo-se uma taxa total de produção de rainhas de 31,1%. As técnicas utilizadas exigem da parte do apicultor alguma prática de forma a obter os resultados pretendidos.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25388TFCEF.

Palavras-chave

Fundão , Apicultura , Criação de rainhas

Citação

CASCALHO, Paulo Jorge Martins (2006) - Instalação de um apiário ara a criação de rainhas de abelhas melíferas (Apis mellifera) na zona de intervenção da Associação Pinus Verde (Fundão). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.