Título: Contribuição para o suporte de medidas de gestão florestal no baldio do Folgosinho : perímetro florestal da Serra da Estrela
Autor: Lopes, Mónica Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Morais, Maria Cristina Seixas Martins
Palavras-chave: Folgosinho
Gestão florestal
Perímetro Florestal da Serra da Estrela
Tecnologias da Informação Geográfica
Data: 2005
Citação: LOPES, Mónica Nunes (2005) - Contribuição para o suporte de medidas de gestão florestal no baldio do Folgosinho : perímetro florestal da Serra da Estrela. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O baldio da Freguesia de Folgosinho está inserido no Núcleo de Gouveia, Perímetro Florestal da Sena da Estrela. Os baldios são, cada vez mais, considerados como potenciais pólos de desenvolvimento das pequenas aldeias serranas. Estas áreas têm sido arborizadas, e apresentam, para além das inúmeras potencialidades produtivas, potencialidades complementares à floresta como a pastorícia, caça, pesca, apicultura e a apanha dos cogumelos. Este baldio apresenta um coberto florestal muito diverso de resinosas e folhosas, Os povoamentos puros de resinosas representam grande parte da área do baldio, mas esta tendência tende a diminuir pois os Serviços Florestais têm apostado na arborização de povoamentos mistos de resinosas e folhosas. Nos povoamentos mistos o controle das pragas e doenças e o risco de incêndios é geralmente menor. O presente trabalho tem como objectivo principal a Gestão Florestal, do baldio da Freguesia de Folgosinho, sendo apoiado por um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Pelo facto da área do baldio estar inserida no interior do Parque Natural da Serra da Estrela, as medidas de gestão florestal sugeridas para esta área, são de carácter protectivo e conservacionista, vindo a produção num segundo plano.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25221TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2419
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25221.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.