Título: Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na gestão e conservação de arvoredo dos arruamentos e escolas primárias do concelho da Moita
Autor: Nabais, Helena Maria Pires Serrano
metadata.dc.contributor.advisor: Cavaco, Nuno Miguel Fialho
Palavras-chave: Cadastro do arvoredo
Espécie
GeoMedia
SIG
Data: 2005
Citação: NABAIS, Helena Maria Pires Serrano (2005) - Aplicação de Sistemas de Informação Geográfica na gestão e conservação de arvoredo dos arruamentos e escolas primárias do concelho da Moita. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O objectivo do estudo foi de criar uma base de dados geográfica do cadastro de arvoredo para o Concelho da Moita, relativamente a árvores de arruamento, praças, pracetas e escola primárias. A metodologia utilizada neste processo cadastral, seguiu dois tipos de procedimentos, recolha de dados no exterior, e processamento e análise de informação geográfica em gabinete. Para esse tratamento foram utilizados os seguintes softwares GeoMedia 5.2, Microsoft Photo Editor, IrfanView, Powerpoint, Access e Frontpage. Com o apoio desses softwares, foi realizada a georreferenciação de cada indivíduo (árvore), na base cartográfica do Concelho. Relativamente ao tratamento dos dados, foram criadas fichas técnicas para cada espécie, com toda a informação inerente a cada uma, não só a título informativo para a Divisão de Espaços Verdes, mas também com o objectivo de apoiar as diversas actividades realizadas no âmbito da Câmara Municipal, tais como: disponibilização para consultas simples; acção de planeamento e gestão e também disponibilização para a educação ambiental. A análise dos dados, com base no número de árvores existentes e alguns dados estatísticos do Concelho teve como objectivo avaliar questões relacionadas com o conforto humano. O cadastro de arvoredo é um processo dinâmico, que necessita de permanente actualização, por se tratar de espécies que requerem cuidados de manutenção e mesmo substituição. Deve-se ainda referir que o trabalho não se encontra concluído, e que o produzido conjuntamente com os parques, jardins, matas e maciços arbóreos integrará o modelo de gestão da DEV.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25183TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2414
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25183.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.