Título: Contents of sapwood and heartwood in scots pine and potentialities for the production of heartwood containing products
Autor: Cascão, Luís Filipe Gomes Rama
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Pinto, Isabel
Palavras-chave: Pinheiro silvestre
Borne
Cerne
Reconstrução virtual
Simulação de corte
Data: 2005
Citação: CASCÃO, Luís Filipe Gomes Rama (2005) - Contents of sapwood and heartwood in scots pine and potentialities for the production of heartwood containing products. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Com este trabalho pretende-se juntar os resultados obtidos à informação já existente sobre borne e o cerne do Pinheiro-silvestre, bem como ajudar ao desenvolvimento de programas de simulação de corte. Todo o trabalho foi realizado nas instalações da VTT - Technical Research Center of Finland, com ajuda de programas de modelação e de simulação de corte. Foram descritos os conteúdos de borne e cerne de toros por intermédio de meios informáticos, com resultados finais que se enquadram em estudos já realizados. Com os mesmos dados os toros foram reconstruidos virtualmente e serviram de matéria-prima para o programa de simulação de corte. Componentes para janelas e tábuas laminadas com colam foram os produtos virtualmente senados tendo como variáveis principais a conicidade e o diâmetro de topo do toro. Pela contagem dos anéis nas tábuas centrais estimou-se em 17 anos a idade de início de desenvolvimento do cerne.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25171TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2411
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25171.pdf965,88 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.