Contents of sapwood and heartwood in scots pine and potentialities for the production of heartwood containing products
Ficheiros
Data
2005
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com este trabalho pretende-se juntar os resultados obtidos à informação já existente sobre borne e o cerne do Pinheiro-silvestre, bem como ajudar ao desenvolvimento de programas de simulação de corte. Todo o trabalho foi realizado nas instalações da VTT
- Technical Research Center of Finland, com ajuda de programas de modelação e de simulação de corte.
Foram descritos os conteúdos de borne e cerne de toros por intermédio de meios informáticos, com resultados finais que se enquadram em estudos já realizados. Com os mesmos dados os toros foram reconstruidos virtualmente e serviram de matéria-prima para o programa de simulação de corte. Componentes para janelas e tábuas laminadas com colam foram os produtos virtualmente senados tendo como variáveis principais a conicidade e o diâmetro de topo do toro.
Pela contagem dos anéis nas tábuas centrais estimou-se em 17 anos a idade de início de desenvolvimento do cerne.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25171TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25171TFCPF.
Palavras-chave
Pinheiro silvestre , Borne , Cerne , Reconstrução virtual , Simulação de corte
Citação
CASCÃO, Luís Filipe Gomes Rama (2005) - Contents of sapwood and heartwood in scots pine and potentialities for the production of heartwood containing products. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.