Título: Efeito da carga específica de aresta sobre as propriedades das fibras e do papel de Eucalyptus globulus : estudo em refinador piloto
Autor: Peralta, Carla Odete Girão
metadata.dc.contributor.advisor: Simões, Rogério
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Refinador piloto
Eucalyptus globulus
Carga específica de aresta
Potencial papeleiro
Data: 2005
Citação: PERALTA, Carla Odete Girão (2005) - Efeito da carga específica de aresta sobre as propriedades das fibras e do papel de Eucalyptus globulus : estudo em refinador piloto. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Com o presente trabalho pretende-se avaliar a influência da carga específica de aresta sobre o desenvolvimento das propriedades das fibras e da pasta de Eucalyptus globulus em refinador piloto. De forma simplificada abordam-se temas como a estrutura e a composição da madeira, a descrição da espécie utilizada e os processos de fabrico. Efectuou-se a refinação de pasta comercial branqueada de Eucalyptus globulus com diferentes cargas específicas de aresta (0,05; 0,1 e 0,2 J/m) em diferentes consumos de energia (0; 40; 80 e 120 KW.h/ton) a fim de avaliar o seu potencial papeleiro. Verifica-se que quando se utiliza uma carga específica de aresta elevada (0,2 J/m) temos um menor comprimento ponderado em comprimento de fibra consequência de um maior corte desta durante a refinação. Ao nível da massa linear os papéis de menor massa volúmica média (papéis com estrutura mais aberta, mais permeáveis e menos lisos) provêm da refinação com uma carga específica de aresta baixa (0,05 J/m). Os papéis produzidos com uma carga específica de aresta de 0,2 J/m apresentam uma maior resistência, no que se refere ao alongamento, rebentamento, índice de tracção e brancura. Um aumento de energia de refinação de 80 para 120 KW.h/ton, não se reflecte numa melhoria das propriedades do papel.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25153TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2409
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25153.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.