Título: Efeito do caudal de circulação, número de ciclos e consistência sobre as propriedades das fibras e do papel de Eucalyptus globulus : estudo em refinador piloto
Autor: Piçarra, Elisabete das Neves
metadata.dc.contributor.advisor: Simões, Rogério
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Eucalyptus globulus
Refinação
Consistência
Caudal de circulação
Propriedades papeleiras
Data: 2005
Citação: PIÇARRA, Elisabete das Neves (2005) - Efeito do caudal de circulação, número de ciclos e consistência sobre as propriedades das fibras e do papel de Eucalyptus globulus : estudo em refinador piloto. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Com o presente trabalho pretende-se avaliar a influência do caudal de circulação, o número de ciclos, o tempo de residência de operação sobre o desenvolvimento das propriedades das fibras e da pasta de Eucalyptus globulus Labill. Para tal foram consideradas diferentes condições de operação, tais como, manter a massa de pasta, consistência carga específica de aresta (specific edge load - SEL) e variar o caudal de circulação, 100, 150 e 200 litros/minuto e a outra condição, mantendo o caudal de circulação, SEL e variar a consistência, 3 e 4%. Após a refinação da pasta da Eucalyptus globulus Labill, foi feita a caracterização das suspensões de pasta com base nos valores obtidos através do Morfi, teor de finos, índice de retenção de água com finos e sem finos e o grau de drenagem; foram produzidas folhas e caracterizadas em termos estruturais, ópticos e mecânicos. Verificou-se que os papéis provenientes da refinação sujeitam ao caudal de circulação 200 L/min. são papéis mais resistentes e apresentam uma menor opacidade e os papéis produzidos com caudais de circulação baixos (100 e 150 L/min.) apresentam menor massa volúmica, ou seja, uma estrutura mais aberta, são mais permeáveis e menos lisos.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25123TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2398
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25123.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.