Título: Estudo do efeito da densidade da madeira na qualidade da pasta e dos papéis produzidos com fibra de Eucalyptus globulus
Autor: Ludovina, Flora Alexandra Reis
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Eucalyptus globulus
Densidade da madeira
Fibras
Potencial papeleiro
Data: 2004
Citação: LUDOVINA, Flora Alexandra Reis (2004) - Estudo do efeito da densidade da madeira na qualidade da pasta e dos papéis produzidos com fibra de Eucalyptus globulus. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se estudar o efeito da densidade da madeira da Eucalyptus globulus nas propriedades papeleiras. Analisou-se estilha industrial com diferentes massas volúmicas básicas (467 kg/m3, 537 kg/m3 e 600 kg/m3). As aparas crivadas foram sujeitas a um cozimento Kraft para a produção das correspondentes pastas cruas. As pastas cruas obtidas, depois de desintegradas e lavadas, foram submetidas a um branqueamento ECF segundo uma sequência de cinco estágios (D0E0D1E1D2). A partir das pastas branqueadas e depois de refinadas para os níveis de refinação: O; 500; 2500 e 4500 revoluções PFI, produziram-se folhas de papel laboratoriais. Posteriormente, caracterizou-se a suspensão fibrosa e o potencial papeleiro. O efeito da densidade é altamente significativo para as propriedades analisadas, no entanto o efeito da refinação sobrepõe-se ao anterior, explicando na maior parte dos casos uma percentagem de variação superior. A aptidão papeleira do papel produzido com fibra de Eucalyptus globulus é afectada pela densidade da madeira, em especial devido às diferenças de densidade que imprime ao papel e pelas características da fibra através da sua colapsibilidade e flexibilidade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24926TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2390
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24926.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.