Título: Bases para o desenvolvimento de uma armadilha para captura de Monochamus galloprovincialis Olivier 1795 (Coleoptera: Cerambycidae), vector da doença do nemátodo da madeira do pinheiro Bursaphelencus xylophilus (Steiner et Buher, 1934) Nickle 1970 (Nematoda: Aphelenchoididae)
Autor: Praias, Fernando Jorge dos Santos Frazão
metadata.dc.contributor.advisor: Nunes, Luísa Fernanda Ribeiro Gomes Ferreira
Bonifácio, Luís António
Palavras-chave: Armadilhas
Atraentes
Bursaphelencus xylophilus
Monochamus galloprovincialis
Pinus pinaster
Data: 2004
Citação: PRAIAS, Fernando Jorge dos Santos Frazão (2004) - Bases para o desenvolvimento de uma armadilha para captura de Monochamus galloprovincialis Olivier 1975 ( Coleoptera; Ceranbycidae), vector da doença do nemátodo da madeira do pinheiro Bursaphelencus xylophilus (Steiner et Buher, 1934) Nickle 1970 (Nematoda: Aphelenchoididae). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Foi realizado um ensaio no Verão de 2002 com o objectivo de determinar a eficácia relativa de quatro tipos de armadilhas (Funil, Tubo, Intercepção e Sobrantes) e quatro atraentes (α-pineno, Aguarrás, Etanol e Resina) na captura de coleópteros cerambicídeos do gênero Monochamus em Portugal Continental, tal como descrito na bibliografia existente sobre o assunto. O delineamento da experiência teve como base investigações no âmbito do Programa Nacional da Luta contra a doença do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) Bursaphelencus xylophilus (PROLUMP), levado a cabo pela Estação Florestal Nacional - INIA (Instituto Nacional de Investigação Agrária). Os resultados obtidos na realização deste ensaio revelaram-se de extrema importância no desenvolvimento do conhecimento da doença e determinação de uma possível solução para o controlo e, se possível, erradicação do Nemátodo da Madeira do Pinheiro dos pinhais portugueses.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24732TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2378
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24732.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.